Close Menu

Busque por Palavra Chave

Debates Sociais | Você tem seis votos e o poder na ponta dos dedos!

Por: Axe Schettini
01/10/2018 11:19

A seis dias do primeiro turno, os brasileiros terão novamente a oportunidade de escolher seus representantes, tirar os que não obtiveram êxito e escolher novos nomes que podem suprir a necessidade social.

Seu primeiro voto é importantíssimo, será para deputado federal, quando você irá votar naquele que será sua voz, seu espelho, seu reflexo na Câmara dos Deputados. É lá, na Câmara Baixa, onde o futuro do Brasil é decidido, seja em temas complexos como aborto, legalização das drogas, revogação do estatuto do desarmamento e cotas raciais, por exemplo.

O segundo voto será para deputado estadual, aquele que irá ser você na Assembleia Legislativa, lembrar do seu município, legislar em Santa Catarina e fiscalizar o futuro governador.

O terceiro e quarto votos serão para senador da República, aqueles que irão defender Santa Catarina no Senado, também legislando em temas simples e complexos para o futuro do Brasil. Na Câmara Alta, iremos eleger 2/3 dos senadores, pois a representação é de oito anos e 27 deles ainda possuem quatro anos de mandato, como é o caso de Dário Berger (MDB), em Santa Catarina.

O quinto voto será para governador. Este ano, com vários nomes que nunca antes disputaram uma eleição para o Governo do Estado, o eleitor terá a oportunidade de apostar no novo, nas melhores propostas e nas ideias que mais se assemelham com as suas. Caso nenhum dos candidatos tenha 50% mais um, dos votos válidos, a disputa irá para segundo turno.

Sexto e último voto será para Presidente da República. Será com este gesto que iremos eleger quem irá sentar-se na maior cadeira do Brasil. O presidente tem, mesmo sem poder de legislar, grande influência no Congresso (Câmara e Senado), podendo aprovar e colocar em pauta inúmeros projetos defendidos em campanha eleitoral. A disputa nacional, conforme pesquisas, deve ir ao segundo turno, que será no dia 28 de outubro.

Então, em virtude disso, pense e repense seu voto. Tenha um bom e excelente motivo para escolher alguém que será você. Conscientemente, utilize estes últimos dias para, sabiamente, decidir os seis votos deste dia 07. Viva a democracia!


Semasa Itajaí
Alesc - Novembro
Unochapecó
Rech Mobile
Publicações Legais Mobile

Fundado em 06 de Maio de 2010

EDITOR-CHEFE
Marcos Schettini

Redação Chapecó

Rua São João, 72-D, Centro

Redação Xaxim

AV. Plínio Arlindo de Nês, 1105, Sala, 202, Centro